Desde o final de 2013 a nova Lei de Saúde dos EUA “Affordable Care Act (ACA)”, conhecido também como “Obamacare”, entrou em vigor. Todas as pessoas que vivem nos EUA serão obrigadas por lei a comprar algum tipo de cobertura (seguro). Em uma comparação simples, é o mesmo que acontece quando você compra um carro nos EUA e é obrigado a ter algum tipo de seguro.

Aproximadamente 48 milhões de pessoas que vivem nos EUA sem seguro de saúde já podem sentir os efeitos da nova lei desde 1º de outubro. No entanto, a lei beneficia somente os residentes legais no país. Os imigrantes que estão em situação irregular não podem comprar os seguros de saúde que receberão subsídios do governo.

Os subsídios beneficiarão: pessoas que não recebem seguro de saúde do empregador e pessoas que pagam – pelo seguro de saúde oferecido pela empresa – o superior a 9.5% do rendimento familiar. De acordo com a lei, os cidadãos que recebem até $45.9 mil ao ano por pessoa ou $62 mil por casa ou $94 mil por uma família de quatro pessoas poderão ser beneficiados com subsídios do governo federal. Não poderão participar quem já está sendo beneficiado pelo Medicare e Medicaid.

  • Cobertura de Saúde (Seguro Saúde)

    A cobertura de saúde ajuda a pagar os custos quando você precisa de cuidados médicos. Ninguém planeja ficar doente ou se machucar, mas a maioria das pessoas precisa de cuidados médicos em determinado momento. A nova lei da reforma da saúde do governo ajuda a pagar esses custos e a proteger você de despesas muito altas.

  • Quanto você paga pelo seguro de saúde?

    Em geral, você paga uma mensalidade (premium) pela cobertura de saúde e pode precisar também cumprir a franquia (deductible) uma vez por ano e antes de a seguradora começar a pagar pelos serviços. O quanto você paga pela mensalidade e pela franquia depende do tipo de cobertura que você contrata.

    Tão importante quanto o custo da mensalidade é quanto você deve pagar quando usar os serviços.
    Por exemplo:

    • o quanto você paga pelos serviços antes de a seguradora começar a pagar pela parte que lhe é devida (franquia);
    • o que você desembolsa por serviços depois de pagar a franquia (cosseguro ou copagamentos);
    • o total que deverá pagar se ficar doente (o máximo do seu desembolso).

    O que a apólice cobre geralmente está diretamente relacionada ao preço da apólice do seguro de saúde. A apólice com menor mensalidade pode não cobrir muitos serviços e tratamentos.

  • Sobre o Health Insurance Marketplace

    O Marketplace é a nova maneira de encontrar a cobertura de saúde que se ajusta ao seu orçamento e atende às suas necessidades. Com um único requerimento, você pode ver todas as opções e se registrar.

    Cada plano de seguro de saúde no novo Marketplace oferecerá benefícios de saúde básicos, entre eles, consultas médicas, cuidado preventivo, hospitalização, receitas, entre outros. Você pode comparar planos de acordo com preço, benefícios, qualidade e outras características importantes antes de fazer a sua escolha.

    Os planos de seguro são oferecidos por companhias privadas e abrangem o mesmo conjunto básico de benefícios de saúde básicos. Não importa onde você mora, você poderá comparar as opções de seguro de saúde no Marketplace e encontrar um plano de saúde que atende às suas necessidades e ajuste-se ao seu orçamento. As companhias de seguro de saúde não podem mais negar a cobertura ou cobrar mais devido a condições de saúde pré-existentes e não podem cobrar prêmios diferentes de mulheres e homens.

  • Os planos são classificados em quatro categorias

    Quando comparar planos no Marketplace, observe que eles estão classificados em quatro categorias de acordo como você e o plano esperaram compartilhar dos custos de cuidado de saúde: Bronze, Prata, Ouro e Platina.

    A categoria que você escolhe influencia o valor do seu prêmio a cada mês e a parcela da conta que você paga em serviços, como consultas hospitalares ou receitas (copayment). E influencia também os custos totais de desembolso e a quantia total que você gastará por ano se precisar de muitos cuidados. As categorias não refletem a qualidade ou a quantidade de cuidados que os planos oferecem.

  • Equilíbrio entre prêmios mensais e custos de desembolso

    Como em todos os seguros de saúde, você deverá pagar uma mensalidade (Premiun). Mas também é importante saber quanto você deve pagar de desembolso (copayments) por serviços quando usá-los:

    • as mensalidades em geral são maiores em planos que pagam mais dos custos médicos de desembolso quando você usa serviços. Por exemplo, se você tiver um plano Ouro, provavelmente, pagará mensalidade maior, mas poderá ter custos menores quando consultar um médico ou usar outro serviço de saúde;
    • no plano Bronze, provavelmente, você pagará mensalidade menor, mas pagará uma parcela maior dos custos quando usar serviços de saúde;
    • provavelmente, o plano Platina terá os maiores prêmios mensais e os menores custos de desembolso.

    O plano pagará mais dos custos se você precisar de muitos cuidados médicos.

    Em geral, quando escolher o seu plano de saúde pense nisto: quanto menor o prêmio (mensalidade), maiores os custos de desembolso; quanto maior o prêmio, menores os custos de desembolso.

  • Você espera muitas consultas médicas ou precisa de receitas regularmente?

    Se for o caso, pode ser interessante ter um plano Ouro ou Platina. Certamente, eles têm prêmios maiores, mas você poderá pagar custos de desembolso menores por cada consulta, receita ou outro serviço médico. Se não for o caso, você poderá preferir um plano Bronze ou Prata. Certamente, os prêmios mensais serão menores, mas você pagará, provavelmente, mais do custo quando consultar um médico.